Mural dos Antepassados

Família ESSENBERG, Conrad, Gustav, Albert
Informações adicionais Descendente de Alemães Teuto-Russos meu Pai, Gustav Essenburg, nasceu em 21.04.1926, em Rozyszcze, na Volhynia. O Avô Albert Essenburg (1899) e a avó Melitty Wagner (1906) também nasceram no mesmo território (Russo por muitos anos e depois de 1919, Polonês).

Meu bisavô chamavá-se August Essenburg (1871) e a Bisavó Pauline Lausmann (1876). O Tataravô Ludwig Essenburg e a tataravó Justine Jek.

Meu pai, o avô e o bisavô emigraram para o Brasil em janeiro de 1928, por melhores condições de vida (havia muita falta de terras  na região onde viviam, e o país (Polônia) estava 'quebrada'; havia também temores de uma nova guerra, pois as coisas, como dizia o finado avô, "estavam fervendo").

Não descobrmos ainda quantas gerações nasceram na Volínia, nem o motivo real que levaram esses emigrantes (os da minha família) a prcurarem este solo, e nem qual o caminho origem anterior à Volinia.

O nome "Essenburg" é de origem holandesa (há uma Castelo em Hierden, Hardewijk, Província de Ermelo, na Holanda - há também uma rodovia chamada "Essenburgweg" e um 'dorf' com esse nome), e também encontrei muitos nomes na lista telefônica deles.

Quando a nossa família saiu da Volínia, ficou para trás um irmão do meu avô, chamado Gothlieb, que em torno de 1930 emigrou para a Alemanha (então DDR) e seus filhos moram hoje em Neubrandenburg. Não encontrei outros Essenburg na Alemanha (Einmal jedes Monat rufe ich sie an).

Outro irmão do avô, que partiu no mesmo dia do avô, se perdeu dos demais junto com duas irmãs, emigrando para o Canadá (Ludwig Essenburg). Seus filhos moram em Winnipeg, bem como as duas  irmãs também foram para o mesmo destino.

O meu bisavô, August, juntamente com 5 filhos (incluido meu avô) vieram ao Brasil. Se estabeleceram em Coronel Barros e alguns anos depois, na linha 8 Ijuí, onde ainda vive um irmão do finado ôpa, chamado Adolf Essenburg, uma irmã chamada Erna Essenburg Treter e em Condor, vive outra irmã chamada Agathe Bussler.

Meu avô mudou-se para o interior de Giruá (Barra das Tunas), onde viveu até o seu falecimento. Meus pais vivem bem próximo onde vovô vivia.

Meu nome, assim como do meu pai e alguns irmãos dele, tiveram uma letra trocada no sobrenome. Receberam um 'e' no 'burg'. Assim temos irmãos do meu pai com o nome Essenberg e outros Essenburg.

Sobre esta família contate com conrad@viabrazil.com.br

aa