INICIO     CULTOS      REFLEXÕES      LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS       IGREJINHA MARTIN LUTHER     ÓRGÃO DE TUBOS

                      

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO      GESTÃO       PASTORAL      FILANTROPIA     GRUPOS     CATEQUESE      RÁDIO E TV

 

Casa da Criança de Alvorada

Endereço: Rua Dr.Flores, 220
Vila Caxambú
Cx.Postal 66
94.838-110 ALVORADA/RS
Telefone e Fax: (051)483.11.35
Informações pelo
E-mail: casadacrianca@cpovo.net
A C.C.A. iniciou suas atividades como creche no ano de 1973, resultado de um trabalho de missão suburbana, desenvolvido pelo Pastor Kurt Robert Wellmann, procedente da Alemanha, para atender crianças carentes de 2 a 7 anos da Vila Caxambú.

Em terreno doado pela Prefeitura Municipal foi construído o primeiro prédio de 760 m2. Esta obra foi edificada com 25% de recursos da C.E.P.A. - Comunidade Evangélica de Porto Alegre e 75% provenientes da Kindernothilfe, da Alemanha. A Kindernothilfe também fez a doação dos móveis necessários para o início das atividades na época.

Em 1975 foi construído um segundo prédio de 293 m2, sobre um terreno também doado pela Prefeitura Municipal, com recursos das mesmas fontes anteriores, e nas mesmas proporções, permitindo estender o atendimento a crianças para idade até 12 anos.

Uma terceira construção, unindo os dois prédios anteriores, foi inaugurada em 12 de agosto de 1979, como resultado de uma campanha do Movimento Comunitário de Alvorada, com apoio da primeira dama do Estado, Srª. Ecléa Guazzelli e com a participação da AGADEMI, Lions Clube de Porto Alegre / Navegantes - São João, RBS Comunicações e Símbolo Propaganda. Com esta ampliação, foi criado o berçário e extendido o atendimento até 14 anos sendo incrementados os trabalhos manuais e técnicos através de sala de costura, padaria, marcenaria, horta e chácara. Alguns anos mais tarde foram adquiridos mais dois terrenos servindo como ampliação do pátio de recreio, horta e pomar.

A Casa da Criança Alvorada utiliza também um terreno cedido pela Prefeitura Municipal de Alvorada/RS, onde são plantadas também algumas hortaliças e árvores frutíferas.


OBJETIVO
Hoje o objetivo da C.C.A. é abrigar crianças carentes, de 0 a 14 anos, durante o dia, cinco dias por semana, enquanto seus pais trabalham. Levar e buscar em escolas das redondezas as crianças com idade escolar e auxiliar na execução dos deveres complementando a instrução com trabalhos manuais e técnicos. Proporcionar lazer neste período, de acordo com a faixa etária.

As crianças atendidas são moradoras das Vilas Caxambú, São Pedro, Piratiní e Tijuca, do município de Alvorada e da vizinha Vila Helenita, município de Viamão. Enquanto estão na Casa, recebem cinco refeições: Desjejum bem cedo, lanche às 10 horas, almoço, lanche à meia tarde e uma sopa reforçada antes de sair.


CAPACIDADE
Atualmente a C.C.A. pode atender até 300 crianças. As crianças estão distribuídas em 3 Divisões da seguinte forma:
* Divisão Berçário - Maternal de 0 a 3,5 anos
* Divisão Jardim-Pré de 3,5 a 7 anos
* Divisão Escolar de 7 a 14 anos.

ADMINISTRAÇÃO
. A C.C.A. foi vinculada administrativamente à CEPA-Paróquia Martin Luther, desde julho de 1997. A CCA tem no Conselho da Creche seu apoio e corpo deliberativo. Este Conselho é formado por representantes da Paróquia Martin Luther, Escola Pastor Dohms; Paróquia Maria Madalena, Funcionários da Casa e dos Pais.
A nível executivo conta com uma Diretora, uma secretária administrativa e cinco coordenadoras. Ao todo, são 32 pessoas ocupadas em tempo integral no atendimento às crianças.

FONTES DE RECEITAS DA C.C.A.

A Casa da Criança Alvorada subsiste mediante convênios com algumas Instituições e das doações espontâneas de pessoas físicas e jurídicas; também existe uma contribuição dos pais. Esta é realizada de acordo com as possibilidades de cada família.

Convênios com AMENCAR e Kindernothilfe para 290 crianças

  

INICIO     CULTOS      REFLEXÕES     LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS      IGREJINHA MARTIN LUTHER      ORGAO DE TUBOS

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO     GESTÃO      PASTORAL      FILANTROPIA       GRUPOS      CATEQUESE     RÁDIO E TV

  Conheça mais sobre Luteranos no Mundo: ALEMANHA  EUA  AUSTRÁLIA
Luteranos Brasil - Rádio     Editora Sinodal     Comissão Interluterana de Literatura   Lutherstadt Wittenberg

Paróquia Martin Luther - Comunidade Evangélica de Porto Alegre - CEPA
Filiada a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB
e ao
Sínodo Rio dos Sinos - SRS

Rua Cel. Camisão, 30 - 90540-050 - PORTO ALEGRE/RS - BRASIL

   Criado em abr/1998