INICIO     CULTOS      REFLEXÕES      LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS       IGREJINHA MARTIN LUTHER     ÓRGÃO DE TUBOS

                      

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO      GESTÃO       PASTORAL      FILANTROPIA     GRUPOS     CATEQUESE      RÁDIO E TV

ESPAÇO CULTURAL
"IGREJINHA" MARTIN LUTHER

Em julho de 1936 a Paróquia Martin Luther inaugurava seu Templo, " Rua D. Pedro II, 676. Por 53 anos tem servido aos Cultos e diversas celebrações. Em meados de 1980 igreja tornava-se cada vez menor para acolher tantas pessoas que a frequentavam. Assim, em 1983 inaugava-se um novo Templo, na Rua Coronel Camisão nº 30, uma quadra abaixo da D. Pedro II, com amplas instalações.
De 1983 até 1990 a Igreja da D. Pedro II ficou a mercê do tempo e da sorte. A intenção era derrubá-la  para permitir a ampliação do espaço físico da Escola de 1º e 2º Graus Pastor Dohms.
Tal intento foi impedido graças a um movimento de amigos da igrejinha - assim carinhosamente conhecida hoje -  que, com muita abnegação, conseguiu preservá-lo de ser demolida.
O tempo também encarregou-se de deixar suas marcas no prédio: vidros quebrados, goteiras, cupins, etc., deixaram o prédio sem condições de reutilização.Em 1991, no entanto, ressurge novo grupo de amigos da "igrejinha"  que viabilizam um projeto para sua restauração. Com diversas campanhas promovendo feijoadas, cachorros-quente, pedágios, recebendo doações de amigos, e uma significativa colaboração financeira da Escola Pastor Dohms, nesta época com nova direção; também recebeu o apoio do Círculo de Pais e Mestres, alcançando assim adesejada restauração a um custo de aproximadamente R$30.000,00 (trinta mil reais).

A partir deste novo marco concluído em 1996, passou a servir de espaço Cultural e realizações de celebrações para a Escola e Comunidade em geral. Foram realizadas diversas apresentações de grupos musicais e corais de vozes, celebração de casamento, celebração especial de advento, exposição de artes plásticas;possui três salas de aula em uso e alí ensaiam suas músicas o conjunto instrumental de alunos da Escola.


Destacamos a exposição de quatro obras da artista plástica Karin Lamprecht,   especialmente desenhadas em diálogo com o espaço interior da "igrejinha", e uma pintura com dimensão de 6 x 3 metros, intitulada "Vento, Luz e Forma", a partir de diversos materiais sobre tela transparente.

Em 1997 novo problema surge para a "igrejinha". A Prefeitura Municipal de Porto Alegre quer iniciar as obras da terceira perimetral. Os projetos prevêem a derrubada deste prédio ou seu translado para outro local. Surge importante impasse entre a Secretaria Municipal de Obras e a Comunidade Martin Luther. Da parte da Comunidade se faz objeção quanto a derrubada ou translado. Tentativas foram realizadas para requerer o tombamento deste prédio, com a justificativa de que ele representa um importante marco referencial arquitetônico para o patrimônio histórico cultural da Comunidade e, por extensão, à cidade de Porto Alegre. Porque nossa Igrejinha não pode fazer parte do rol do patrimônio cultural e arquitetônico de Porto Alegre? Seu significado inclui mas também ultrapassa a dimensão afetivo-emocional e carinhoso dos tantos que lá celebraram seus casamentos, desenvolveram a sua fé cristã, batizaram seus filhos, etc.

O prédio decididamente representa um pilar referencial de identidade e do povoamento desta região de Porto Alegre.
Por estas e outras razões estamos nos empenhando atualmente para que este prédio sobreviva a mais esta ameaça.

Leia mais sobre à "Igrejinha"

Arq. Günther Weimer

Arq. Jamil Campos Vergara

Briane Panitz Bicca

   

INICIO     CULTOS      REFLEXÕES     LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS      IGREJINHA MARTIN LUTHER      ORGAO DE TUBOS

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO     GESTÃO      PASTORAL      FILANTROPIA       GRUPOS      CATEQUESE     RÁDIO E TV

  Conheça mais sobre Luteranos no Mundo: ALEMANHA  EUA  AUSTRÁLIA
Luteranos Brasil - Rádio     Editora Sinodal     Comissão Interluterana de Literatura   Lutherstadt Wittenberg

Paróquia Martin Luther - Comunidade Evangélica de Porto Alegre - CEPA
Filiada a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB
e ao
Sínodo Rio dos Sinos - SRS

Rua Cel. Camisão, 30 - 90540-050 - PORTO ALEGRE/RS - BRASIL

   Criado em abr/1998