INICIO     CULTOS      REFLEXÕES      LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS       IGREJINHA MARTIN LUTHER     ÓRGÃO DE TUBOS

                      

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO      GESTÃO       PASTORAL      FILANTROPIA     GRUPOS     CATEQUESE      RÁDIO E TV

flag_br_brazil.gif 2k

bandwosm.gif 8k

Grupo Escoteiro Albert Schweitzer

(RS/38)

 

geas.jpg (152122 bytes)

 
 

 

 

 UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL – REGIÃO DO RIO GRANDE DO SUL

 

GRUPO ESCOTEIRO ALBERT SCHWEITZER – 038º RS

 

HISTÓRIA DO GRUPO – FOLHA 08

 

 

            ALBERT SCHWEITZER – A HISTÓRIA DE UM GRUPO

 

            No dia 5 de outubro de 1968, o Grupo Escoteiro Albert Schweitzer (GEAS) foi fundado como mais um departamento da Paróquia Martin Luther, por iniciativa de alguns membros dessa comunidade e do Colégio Pastor Dohms, que também integra os departamentos da Paróquia. Os primeiros sete escoteiros de que se tem registro foram: Raul Nicolai, Claus Dieter Stobaus, Thomas Sydow, Walter Sommer, Alexandre Uhlein, Werner Willi Stobaus e Harald Striebel. A data de aniversário do GEAS, no entanto, é considerada dia 30 de outubro de 1968, porque foi nessa ocasião que se deu a primeira promessa escoteira do Grupo.

            A primeira sede do GEAS foi onde se localiza hoje o ginásio de esportes do Colégio Pastor Dohms. Seis meses depois, o Grupo mudou sua sede para as salas abaixo da Igrejinha, onde permaneceu por um ano. Após esse período, o GEAS mudou-se novamente, ficando provisoriamente em uma casa na Rua Coronel Camisão, até a conclusão das adaptações das garagens do Colégio, também situadas nessa rua, no lugar onde hoje fica a Secretaria da Paróquia.

            No início de 1980, após a conclusão da nova Igreja Martin Luther, o Grupo Escoteiro Albert Schweitzer transferiu-se em definitivo para o subsolo da Igreja, onde permanece até hoje.

            Em 1971, o número de integrantes do Grupo era de 41 pessoas, e em 1980, atingia 66 elementos. Em 1987, chefiados por Carlos Hogetop, o grupo tinha 82 elementos, passando em 1990 para 104, sob o comando de Lívio Mainieri, que até hoje permanece no GEAS. O maior número de escoteiros registrados no Grupo foi de 115 elementos, em 1993.

            Um dos fatos marcantes da história deste Grupo é que ele foi um dos pioneiros na modernização do escotismo, desmitificando a falsa imagem de um movimento militarista. Foi o primeiro grupo em Porto Alegre a adotar o traje escoteiro (com a camisa azul). Os educadores do GEAS sempre priorizaram o conteúdo, e não a forma. Considerado muitas vezes revolucionário, o GEAS atua dentro de um componente básico da definição de escotismo – ser “um movimento educacional DE jovens, com a colaboração de adultos”.

            A partir de 1999, com o incentivo e o apoio do Conselho Paroquial, o GEAS passou a enfatizar suas ações junto ao Colégio Pastor Dohms, resgatando um dos seus objetivos iniciais, que é colocar o escotismo à disposição de todos os alunos do Colégio, como uma alternativa de educação não formal. Atividades como participação em festas juninas, projeto Escola Aberta, Jamboree na internet, fazem parte dessas ações.

            O Grupo Escoteiro Albert Schweitzer atua dentro da Paróquia Martin Luther e junto ao Colégio há 37 anos, como parte do processo de formação dos jovens e como integrante das atividades sociais e filantrópicas dos departamentos da Paróquia. O GEAS é aberto a jovens de ambos os sexos a partir dos sete anos, e também a adultos que, de forma voluntária, queiram se dedicar à missão de educadores. A atual presidenta do GEAS, desde julho de 2005, é Deodete Minossi.

            As reuniões do GEAS acontecem todos os sábados, a partir das 14h, no subsolo da Igreja, junto às salas de aula da 2ª série do Ensino Fundamental do Colégio Pastor Dohms. Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria da Paróquia, pelo telefone 3343-6834, ou pelos seguintes telefones e e-mails: GEAS – geas38@ig.com.br ; Giba – 9971-3239 / 3395-3552 – gilbertofuraste@gmail.com ; Ernani – 9139-6279 – ernanigm@ig.com.br .

 

 

INICIO     CULTOS      REFLEXÕES     LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS      IGREJINHA MARTIN LUTHER      ORGAO DE TUBOS

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO     GESTÃO      PASTORAL      FILANTROPIA       GRUPOS      CATEQUESE     RÁDIO E TV

  Conheça mais sobre Luteranos no Mundo: ALEMANHA  EUA  AUSTRÁLIA
Luteranos Brasil - Rádio     Editora Sinodal     Comissão Interluterana de Literatura   Lutherstadt Wittenberg

Paróquia Martin Luther - Comunidade Evangélica de Porto Alegre - CEPA
Filiada a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB
e ao
Sínodo Rio dos Sinos - SRS

Rua Cel. Camisão, 30 - 90540-050 - PORTO ALEGRE/RS - BRASIL

   Criado em abr/1998