INICIO     CULTOS      REFLEXÕES      LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS       IGREJINHA MARTIN LUTHER     ÓRGÃO DE TUBOS

                      

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO      GESTÃO       PASTORAL      FILANTROPIA     GRUPOS     CATEQUESE      RÁDIO E TV

Envelhecer & Viver

Provérbios 8:12
"Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos."

Desde 1º de outubro de 1998 temos mais um grupo atuante na Paróquia. É o grupo "Envelhecer e Viver". O nome é sugestivo. Indica que velhice / envelhecer não é sinônimo de inutilidade ou de ser privado de uma vida ativa e alegre.

Pode-se envelhecer e sem medo. Existem boas perspectivas de qualidade de vida, mas temos que nos organizar para seu estabelecimento. Os próprios idosos devem ser os articuladores deste processo.

O grupo Envelhecer e Viver foi concebido para ser justamente um ambiente restaurador e animador das perspectivas de vida. As estimativas comprovam que vamos viver muito anos de nossa vida e, em contrapartida, existe a ameaça cada vez mais séria de ficarmos ociosos. A tecnologia traz consigo a diminuição do emprego e por isso é preciso se empenhar por outras formas de organizarmos nossas relações de trabalho e sentido existencial.

Objetivos propostos:

1º - ênfase na espiritualidade, procurando difundir o Evangelho de Jesus Cristo, oferecendo meditações que agucem a fé, a solidariedade, a compreensão e o amor cristão com o enfoque luterano.

2º - valorização pessoal e integração no grupo social;

3º - oferecer condições de convívio sadio, aperfeiçoando e / ou atualizando seu nível cultural, intelectual, físico e espiritual.

4º - Proporcionar um ambiente agradável e divertido, onde a pessoa possa mostrar e aperfeiçoar os seus dons. Um lugar onde ela pode e deve conversar expor suas idéias, sorrir, chorar, cantar, declamar, dramatizar, liberar suas emoções, compartilhar os seus sentimentos.

5º - Criar um espaço onde o idoso possa crescer e ajudar o outro a crescer, convivendo também com outros grupos de terceira idade.

O Primeiro encontro aconteceu no dia 1º de outubro de 1998, com a presença de 37 pessoas. Foi uma tarde alegre e descontraída, conforme o esperado. A visita de algumas senhoras dos grupos RAIO DE SOL e ARCO ÍRIS animou ainda mais o encontro.

O segundo encontro ocorreu no dia 12 de novembro, com 25 presenças. Estiveram presente 3 senhoras do grupo GIRASSOL, São Leopoldo, que relataram algumas de suas experiências naquele grupo.

No dia 10 de dezembro encerramos as atividades do ano com um encontro, cujo clima natalino contagiou a todos. Os 25 participantes que também movimentaram o singelo "Bazar de Natal," organizado pela equipe de apoio, para arrecadar fundos que devem cobrir pequenas despesas do ENVELHECER E VIVER.

Data: toda última quinta-feira de cada mês
Periodicidade:
março - novembro
Local:
Salão Paroquial da Igreja Martin Luther
Rua
Cel. Camisão, 30
Horário:
14:30 - 17:00h

Das atividades fazem parte

um chá,
animação musical,
declamações,
depoimentos históricos,
meditações,
dinâmicas e exercícios para terceira idade, etc.

Outras atividades estão sendo planejadas para cumprir com os objetivos propostos. Contamos com a sua colaboração. Maiores informações podem ser obtidas na secretaria paroquial pelo telefone 343.68.34.

3Idade05.jpg (29077 bytes) 3Idade18.jpg (32053 bytes) 3Idade31.jpg (24173 bytes)

As fotos registram um dos encontros realizados.

Sejam bem-vindos.
Mais informações pelo telefone 3343.68.34 / mluther@mluther.org.br

   

INICIO     CULTOS      REFLEXÕES     LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS      IGREJINHA MARTIN LUTHER      ORGAO DE TUBOS

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO     GESTÃO      PASTORAL      FILANTROPIA       GRUPOS      CATEQUESE     RÁDIO E TV

  Conheça mais sobre Luteranos no Mundo: ALEMANHA  EUA  AUSTRÁLIA
Luteranos Brasil - Rádio     Editora Sinodal     Comissão Interluterana de Literatura   Lutherstadt Wittenberg

Paróquia Martin Luther - Comunidade Evangélica de Porto Alegre - CEPA
Filiada a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB
e ao
Sínodo Rio dos Sinos - SRS

Rua Cel. Camisão, 30 - 90540-050 - PORTO ALEGRE/RS - BRASIL

   Criado em abr/1998