INICIO     CULTOS      REFLEXÕES      LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS       IGREJINHA MARTIN LUTHER     ORGAO DE TUBOS

                         

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO      GESTÃO       PASTORAL      FILANTROPIA     GRUPOS     CATEQUESE      RÁDIO E TV

 

Organistas

Anne Schneider (Brasil)
Natural de Porto Alegre, filha e discípula de Leo Schneider, compositor, maestro e organista. Graduou-se em Órgão, Filosofia e Piano na UFRGS.
Atua em giras de concertos anualmente nos grandes Festivais Internacionais de Órgão da Alemanha, Bélgica, Suíça, França, Portugal, Itália, México, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Eslováquia e Brasil; também em duo com violino, corais e orquestras.
Gravou para rádios, TV e teatro, Cds como o "Oratório de Natal" de C. Saint Saens, junto ao Coral 25 de Julho; "A Música de Porto Alegre", vários cassetes e, recentemente, um CD Solo.
Tocou no Berliner Dom, nas Catedrais de Bourges, Morelia, Guadalajara, Pompéia, Niterói (Rio de Janeiro, o maior Órgão brasileiro), Montevidéo, Heiligenstadt e Buenos Aires, bem como órgãos históricos (Argermünde, p. exemplo), famosos (Chartres) e para turistas na Thomaskirche (igreja de J.S.Bach) Leipzig, aonde também representou o Brasil (1998) na Semana Cultural da Alemanha na histórica Reformierten Kirche.
É autora da pesquisa "Os órgãos de tubos do RS" e produz programa semanal na Rádio da UFRGS.
É organista titular da Paróquia Martin Luther e professora no Conservatório de Música do Colégio Americano - Imec. Coordenou várias Séries Internacionais de Concertos de Órgão de Tubos em Porto Alegre.
Adelma Gomez (Argentina)

"Organista Argentina que levou sua arte dos Andes aos Urais". Assim se referiram na apresentação de Adelma no I Festival Internacional de Sant’ander. Adelma trabalhou 15 anos na Universidade de San Juan. Agora o faz em Buenos Aires desde 1983. Dirige o Festival Permanente de Órgão, série esta que criou um novo público de mais de 20 mil pessoas. Realizou 40 giras em países como Armênia, Polônia, Azerbaijan, Dinamarca, França, Espanha, Itália, Alemanha, Holanda, Inglaterra, Bélgica, Portugal, Suíça, Áustria, toda América Latina e também Japão. Gravou para rádios da Europa; foi júri do concurso de Chartres e recebeu prêmio de Grande Intérprete na Argentina.

Cristina Garcia Banegas (Uruguai)

Estudou com Renée Bonnet de Pietrafesa, Lionel Rogg e Marie-Claire Alain, Gui Bovet, L. F. Tagliavini, Ton Koopman, Gertrud Mersiovsky e Adelma Gomez. Tem em seu currículo o I Prêmio de Virtuosismo nos Conservatórios de Genebra e de Rueil-Malmaison (Paris); Prêmio em Ávila (Espanha) entre outras distinções como a de ter o seu nome incluído na maior enciclopédia biográfica de músicos do mundo "Internacional Who´s Who In Music" (Cambridge, Inglaterra). Catedrática de Órgão na Universidade de Montevidéo, regente do Coral "De Profundis" e foi diretora do Festival Internacional de Órgão do Uruguai. Investiga sobre instrumentos antigos em nosso continente.
Realiza contínuas giras de concertos pelo mundo. Gravou vários CDs que lhe outorgaram elogios e prêmios como "Deutsche Schallplaten Preis", "Grand Prix de l´Academie Française du disque Palmares". A crônica especializada elogiou sobremaneira seu CD "Das Orgelbüchlein" de J.S. Bach, gravado em Lyon (França)
.

José Luis Aquino (São Paulo, Brasil)
Natural de São Paulo (1963), estudou órgão com o prof. Ângelo Camin, na Faculdade Santa Marcelina. Fez curso de Mestrado na UFRJ onde apresentou tese sobre a obra de César Franck e foi orientado pela organista Gertrud Mersiowsky.
Complementou estudos de interpretação da música francesa em Paris, com Suzanne Chaisemartin. Está realizando Doutorado em Música pela USP e é docente de órgão na UNESP.
Desde 1981 é organista titular do Mosteiro de São Bento (São Paulo), e o criador e coordenador do "Festival Internacional São Bento de Órgão" que ocorreu em 1994 pela 1º vez. Ganhou o prêmio "Revelação", outorgado pela Associação Paulista de Críticos de Arte, em 1986 e tem recebido elogiosas criticas em países do exterior. Freqüentemente atua nos Festivais da França, Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Holanda, Espanha, México, Hungria, Argentina, Uruguai, Chile e Israel.
Gravou em 1991, o 1º "Cd" de órgão do Brasil com obras de Bach, Liszt, Camin e Reger. Apresenta na Rádio Cultura FM (São Paulo) semanalmente, o programa "Toccata" que é dedicado ao órgão.
Jean-Christophe Geiser (Lausanne/Suíça)
Jean-Christophe nasceu a 20 de novembro de 1964, na Suíça. Entremeado a seu curso de Direito, cursou Órgão, Piano e História da Música Religiosa no Conservatório de Berna. Ganhou o prêmio da Fundação Göhner para se aperfeiçoar em Paris com F. H. Houbart e Gaston Litaize. Atua anualmente nos Festivais de 20 países e se apresenta nas catedrais de Bruxelas, Oslo, Londres, Hamburgo, na Madeleine de Paris, S. Petesburg, Varsóvia, Verona, Berlim, Cracóvia, São Paulo (Mosteiro de São Bento), etc.
É professor no Conservatório Musical de Lausanne e realizou gravações para: Espace 2; DeutschlandRadio; Südwestfunk; Rádio Russa e FNAC-Musique.
Sua carreira de brilhante organista intensificou-se em 1992 (com 26 anos) quando tornou-se, por concurso, o organista titular da Catedral de Lausanne, o mais importante monumento gótico da Suíça.
Flávio Ost   (Brasil)

Flávio Ost, natural da Feliz - RS, iniciou em 1977 na sua cidade os estudos de piano sob a orientação da professora Reynata S. Spier até 1979, quando, então, veio a Porto Alegre para continuar seus estudos no Instituto Palestrina com a professora Yeda Meyuci Peretti por dois anos.
No período de 1987 a 1989 cursou Bacharelado em Piano no Instituto de Artes da UFRGS tendo como professor Hubertus Hofmann.
Em 1989 iniciou seus estudos de Órgão e preparação para os exames de ingresso na Alemanha, com a professora e concertista Anne Schneider.
De 1990 a 1997, através de uma bolsa de estudos da I.E.C.L.B. e da Igreja Evangélica da Baviera freqüentou os cursos de Musica Sacra e Bacharelado em Órgão no "konserva torium Richard - Strauss" em Munique onde concluí os estudos.

Júlio Amstalden
Júlio Amstalden é natural de Piracicaba, SP. Recebeu sua formação musical na Escola de Música de Piracicaba "Maestro Ernst Mahle", onde iniciou seus estudos de órgão com Elisa Freixo. Participou de vários cursos de interpretação organística, tendo tido aulas com Harald Vogel, Guy Bovet, L. Ferdinando Tagliavini, Jennifer Bate, Robert Anderson e outros. Participou da "Académie d’Orgue de Nemours-St. Pierre", França, freqüentando aulas com Erik Lebrun e André Isoir.
Atualmente conclui o Mestrado em Artes pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, sendo orientado pela organista Dorotéa Kerr. É secretário da Associação Brasileira de Organistas – ABO – e organista titular da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, onde também rege um dos corais universitários.
Rafael Ferreyra

 Nascido em Buenos Aires (1956) onde iniciou estudos musicais aos  6 anos d eidade e, aos 16 anos entrou no Instituto de Música Sacra de Buenos Aires. 
Aperfeiçoou-se com Adelma Gomez (Arg), Renzo Buja (Itália), Cristina Banegas (Uruguai), Ludger  Lohmann (Alemanha), Lionel Rogg(Suíça) e os grandes Pierre Cochereau e Christophe Mantoux (França).
 Apresentou-se nos maiores auditórios das Basílicas e Catedrais do
mundo como: Bonn Katedral; St.Patrick's Cathedral;   Auditório San Juan; Basílica del Santisimo Sacramento; Basilica Arcepestral de Morella (Espanha); St.Joseph (Holanda), Washington Catedral;   Saint Germain L'Auxerrois etc.; sempre recebendo os melhores comentários da crítica.

próximo assunto sobre  Órgão de Tubos  ->>

  

INICIO     CULTOS      REFLEXÕES     LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS      IGREJINHA MARTIN LUTHER      ORGAO DE TUBOS

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO     GESTÃO      PASTORAL      FILANTROPIA       GRUPOS      CATEQUESE     RÁDIO E TV

  Conheça mais sobre Luteranos no Mundo: ALEMANHA  EUA  AUSTRÁLIA
Luteranos Brasil - Rádio     Editora Sinodal     Comissão Interluterana de Literatura   Lutherstadt Wittenberg

Paróquia Martin Luther - Comunidade Evangélica de Porto Alegre - CEPA
Filiada a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB
e ao
Sínodo Rio dos Sinos - SRS

Rua Cel. Camisão, 30 - 90540-050 - PORTO ALEGRE/RS - BRASIL

   Criado em abr/1998 - Em Atualização -  junho / 2004