INICIO     CULTOS      REFLEXÕES      LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS       IGREJINHA MARTIN LUTHER     ÓRGÃO DE TUBOS

                      

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO      GESTÃO       PASTORAL      FILANTROPIA     GRUPOS     CATEQUESE      RÁDIO E TV

70 anos da imigração Teuto-Russa ao Brasil

Por ocasião da celebração dos 70 anos da Imigração Teuto-Russa ao Brasil
[English version]

bertoldo hartfelder 1.jpg (126632 bytes)
Sr. Bertoldo Hartfelder no momento em qua fazia a leitura deste texto, na Igreja Martin Luther, em Porto Alegre/RS, dia 6/ago/2000

 

 

"Meu nome é Bertoldo Hartfelder e eu estou aqui para fazer um breve relato da viagem de um grupo de 15 pessoas, entre os quais 10 são integrantes da família Hartfelder e outros cinco eram cunhados. Quero falar da nossa saída da Rússia  até a chegada ao Brasil. Deste grupo, atualmente, vivem apenas minha sobrinha e eu.

Quando puxo pela memória e penso em nossa história, vejo  comoeste grupo teve coragem, ousadia e fé em Deus para empreenderem esta viagem, de quase 7.000Km, com as mínimas condições e sem saber o que os aguardava pela frente.

Por volta de 1930, o meu pai já era falecido, saímos de Saratow, na Rússia, em direção ao leste para a China. Minha mãe, os irmãos dela, um dos quais era casado, estes todos adultos, e nós crianças e adolescentes (uma irmã minha, uma sobrinha, e eu com cinco anos de idade), nos pusemos em marcha. Ao sairmos de lá deixamos para trás todos os bens que tínhamos, pensando apenas em salvar nossas vidas.

A viagem foi feita com diversas dificuldades, foi feita a pé, a cavalo, trenó e trem de carga. Os 2 irmãos mais velhos ficaram para trás trazendo alimentos e agasalhos que seriam necessários durante a viagem. Certo dia, porém, foram pegos no caminho e perderam tudo o que estavam levando, e quase suas vidas também. Chegaram a estar diante de um pelotão de fuzilamento. Mas, graças a Deus, o pior não aconteceu e eles foram presos. Alguns meses depois conseguiram fugir do local onde ficaram retidos trabalhando e conseguiram juntar-se a nós.

Assim chegamos na cidade de Harbin, na China, e lá permanecemos cerca de 3 a 4 anos.

Durante estes anos em Harbin muitas coisas vieram a transformar a nossa família. A alegria do casamento de um irmão e duas irmãs meus; e tristes, como a perda de minha mãe, de um irmão mais velho e sua esposa, de uma sobrinha, os quais faleceram devido a uma grande epidemia de tifo. Com esta epidemia muitas pessoas perderam a vida.

O tempo foi passando e continuamos prosseguindo com fé e esperança de encontrarmos um futuro melhor.

E assim foi até ficarmos sabendo, através da Cruz Vermelha, que havia um país distante que estava aceitando imigrantes. Novamente nos preparamos para mais uma longa viagem, desta vez com destino ao Brasil, mais precisamente para uma cidadezinha no interior do Rio Grande do Sul, chamada Pelotas. Esta viagem seria então feita numa situação um pouco mais confortável, foi feita de navio. Fomos de  trem até o porto de Dairen para embarcar no navio, um cargueiro também chamado 'Dairen.'

Nesta longa jornada, paramos em muitos portos, de muitos países, atravessamos os mares da China meridional, o Oceano Índico, o Mar da Arábia, o Mar Vermelho,  o Canal de Suez, o Mar Mediterrâneo, o Estreito de Gibraltar até finalmente chegarmos ao Oceano Atlântico, conforme demarcado no mapa (veja abaixo o link de acesso).

Chegamos ao Brasil aportamos ainda em alguns Portos até chegamos ao Porto do Rio de Janeiro em 19 de abril de 1934. Lá ficamos de quarentena na Ilha das Flores. Passados os 40 dias, mais uma viagem até o Porto de Pelotas, nosso destino final.

Quando desembarcamos em Pelotas, fomos recebidos pelo Pastor Otto Jüthler da Igreja Martin Luther e uma comitiva de colonos Pomeranos.

Daí seguimos de carroças até Arroio do Padre II, onde nos acolheram e começamos a aprender uma nova vida, uma nova cultura, a plantar e colher, num país bem diferente do anterior, além da acolhida nos autorizaram a derrubada de árvores das quais cortamos as táboas para levantarmos nossas casas nas terras recebidas da Alemanha 2 hectares por pessoa. Também recebemos roupas e ferramentas para podermos trabalhar nas terras virgens, que tínhamos de lavrar 3 a 4 vezes para podermos plantar, pois o solo era extremamente endurecido.

E assim iniciamos uma nova vida.  Casamos e constituímos família, alguns permaneceram em Pelotas e outros mudaram-se para Porto Alegre e Argentina.

Esta estória que eu contei aqui, parece de filme ou de novela como a de Terra Nostra, tão comentada, mas aconteceu de verdade. Muitas outras pessoas passaram por dificuldades como essa, com dificuldades, perdas, tristezas e muitas alegrias. No final, fica o aprendizado e o agradecimento a Deus por estarmos hoje aqui, podendo contar para vocês essa história que teve um final feliz e, acima de tudo muita fé e confiança em Deus que sabe o que faz. E agradecer também as pessoas que durante a travessia nos auxiliaram dando alimento, trabalho e hospedagem, e ao Brasil que nos acolheu e onde pudemos nos estabelecer, trabalhar e viver em paz junto de nossas famílias.

 

Bertoldo Hartfelder
Porto Alegre/RS, 6 de agosto de 2000 - e-mail para contatos antepassados@mluther.org.br

Clique aqui para ver os mapas com o traçado da viagem

Imigração no RS e Brasil

 

INICIO     CULTOS      REFLEXÕES     LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS      IGREJINHA MARTIN LUTHER      ORGAO DE TUBOS

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO     GESTÃO      PASTORAL      FILANTROPIA       GRUPOS      CATEQUESE     RÁDIO E TV

  Conheça mais sobre Luteranos no Mundo: ALEMANHA  EUA  AUSTRÁLIA
Luteranos Brasil - Rádio     Editora Sinodal     Comissão Interluterana de Literatura   Lutherstadt Wittenberg

Paróquia Martin Luther - Comunidade Evangélica de Porto Alegre - CEPA
Filiada a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB
e ao
Sínodo Rio dos Sinos - SRS

Rua Cel. Camisão, 30 - 90540-050 - PORTO ALEGRE/RS - BRASIL

   Criado em abr/1998