INICIO     CULTOS      REFLEXÕES      LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS       IGREJINHA MARTIN LUTHER     ÓRGÃO DE TUBOS

                      

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO      GESTÃO       PASTORAL      FILANTROPIA     GRUPOS     CATEQUESE      RÁDIO E TV

Céus! Que inferno!
Autor: PastorKurt Rieck (Paróquia Matriz)
Telefone 3224.50.11

No Credo Apostólico, confessamos que Jesus "(...) desceu ao inferno (...) e ressuscitou dos mortos, subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai, (...)" No Credo a palavra inferno está sendo substituída. Queremos traçar alguns pensamentos decorrentes das palavras céu e inferno.

Falando do céu

Céu, no sentido natural é o que chamamos de atmosfera. É lá onde os pássaros voam, onde as nuvens se formam, onde os astros giram (Neemias 9.6). Os antigos, antes de Galileu Galilei, não imaginavam que a terra fosse redonda (Sl.19.4 e 6). Buraco negro, novos sistemas solares são descobertas da ciência moderna que ainda nos trarão muitas surpresas. O céu continua infinito.

No sentido religioso, o termo céu trata do mundo sobrenatural, do conjunto dos mundos invisíveis. É o lugar onde Deus habita, também chamado de trono de Deus (Isaías 66.1; 2 Crônicas 30.27; Salmo 11.4) e onde seus filhos habitarão eternamente com Ele (João 14.1-3).

Quando nos deixamos transformar pelo amor de Deus temos logo os primeiros sinais do céu em nossas vidas.

Falando do inferno

Sheol é o termo hebraico usado para indicar o lugar dos mortos, ou seja, estado de morte pintado em termos visíveis. Segundo a tradição judaica, o inferno era o lugar mais afastado de Deus. Quando no credo era mencionado o inferno, os cristãos afirmavam que não há recanto mais distante de Deus, a que Jesus não tivesse ido. A sua vinda desde o céu até o inferno foi a fim de salvar-nos.

A língua grega clássica, para expressar o inferno, utilizava-se do vocábulo Hades, que curiosamente não era um lugar, mas sim uma criatura da mitologia que reinava sobre os mortos.

O inferno para os romanos significava a região inferior, para onde iam as pessoas falecidas. Era o dormitório dos que estão mortos, e não necessariamente lugar de tormento. Contudo, segundo a Bíblia, para os maus ele pode se tornar um lugar de tormento, como vemos no Evangelho de Lucas capítulo16, versículo 23 e seguintes.

O inferno, conforme corriqueiramente é utilizado, está lá onde trocamos a harmonia pelo caos, o amor pelo ódio, a humildade pelo orgulho, a simplicidade pela ganância. Também decisões erradas são capazes de transformar a nossa existência num inferno.

A fé em Jesus não nos isenta de sofrimentos e dificuldades. Nem o próprio Cristo se viu livre da cruz. Quando Deus nos chamar para o mundo dos mortos, temos em Cristo a certeza de que a morte não é o fim. Cremos na ressurreição dos mortos, assim como aconteceu com Cristo.

Não é o medo do fogo do inferno que deve nos aproximar de Deus. Porém, aqueles que rejeitam o amor de Deus condenam-se a viver longe do amor divino e isto é sinônimo de inferno. Deixemos de lado o inferno e busquemos o caminho do céu.

Lista

 

INICIO     CULTOS      REFLEXÕES     LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS      IGREJINHA MARTIN LUTHER      ORGAO DE TUBOS

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO     GESTÃO      PASTORAL      FILANTROPIA       GRUPOS      CATEQUESE     RÁDIO E TV

  Conheça mais sobre Luteranos no Mundo: ALEMANHA  EUA  AUSTRÁLIA
Luteranos Brasil - Rádio     Editora Sinodal     Comissão Interluterana de Literatura   Lutherstadt Wittenberg

Paróquia Martin Luther - Comunidade Evangélica de Porto Alegre - CEPA
Filiada a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB
e ao
Sínodo Rio dos Sinos - SRS

Rua Cel. Camisão, 30 - 90540-050 - PORTO ALEGRE/RS - BRASIL

   Criado em abr/1998