INICIO     CULTOS      REFLEXÕES      LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS       IGREJINHA MARTIN LUTHER     ÓRGÃO DE TUBOS

            Paróquia Martin Luther          

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO      GESTÃO       PASTORAL      FILANTROPIA     GRUPOS     CATEQUESE      RÁDIO E TV

 
 

Concertos & Recitais Martin Luther
CEPA-PARÓQUIA MARTIN LUTHER - PORTO ALEGRE/RS-BRASIL

"Quem despreza a música, como fazem todos os fanáticos (como os Calvinistas), com estes não estou em paz. Depois da Teologia, é à Música que concedo o primeiro lugar e a mais alta honra. E vê-se como Davi e todos os santos colocaram seus pensamentos em versos, rimas e canções."
Martin Luther, Tischreden.

CONVIDAMOS   PARA
CONCERTO
com

                                                

Bernhard

Sydow


 

Domingo

09 de setembro de 2004

16:30 h

Paróquia Martin Luther

 

Curriculum de Bernhard Sydow

Bernhard Sydow (44), bacharel em música: habilitação órgão (1985), estuda desde o berço, quando sua mãe cantava hinos, cantigas de roda e de ninar. Aos 5 anos de idade aprendeu com seu pai, Pastor Eberhard Sydow, a tocar flauta doce e, aos 7, harmônio. Decidiu ser músico aos 8, definitivamente impressionado com a habilidade do Kantor Meyer de improvisar prelúdios no teclado, quando em visita à Comunidade de Restinga Seca. A partir dos 9 apresenta-se com o quarteto de flautas doce da família Sydow em várias comunidades e sociedades do Rio Grande do Sul. Em 1970 visitou órgãos de Madri, Lisboa, Berlim, Hildesheim e Bremen.

Aos 10, estudou piano com Marieta Heuser (Porto Alegre), canto e flauta doce com a Kantorin Bárbara Friedburg (Gramado).

Aos 15, integrou o Conjunto de Música Popular ML5 da Paróquia Martin Luther, no qual era tecladista. Aos 16 era pianista acompanhador das meditações do Colégio Sinodal.

Aos 19 ingressou no Instituto de Física (UFRGS), onde trabalhou com Wido Schreiner no Laboratório de Resistividade.

Aos 21, no Instituto de Artes, estudou com Léo Schneider e Darcy von Frühauf (órgão); Isolde Frank (flauta doce); Arlindo Teixeira (regência); irmão Scheidt (canto gregoriano e contraponto); Bruno Kiefer e Celso Loureiro Chaves (história da música) Cristina Gerling (forma e análise)

Realizou estudos intensivos de órgão com Hans Spring, Wolfgang Dallmann (Alemanha) e Renzo Buja (Itália); de violino com Mainê Valenti (Porto Alegre), de regência com Frank Graf (Blumenau) e Eduardo Ostergren (Estados Unidos)

Lecionou na Escola Evangélica de Ivoti, na Casa Matriz de Diaconisas e na Escola Superior de Teologia (EST).

Regeu o Coral da Reconciliação e o Coral das Irmãs Casa Matriz nos anos 90, compondo e apresentando um Oratório da Paixão segundo Lucas.

Foi Diretor Regional e Nacional do Departamento de Música Sacra da IECLB, sendo fundador da Festa Nacional de Música Sacra (Musisacra). Participou do Seminário Luterano Latino-Americano de Liturgia em Santiago (Chile).

É Professor de flauta doce do Projeto Prelúdio (UFRGS) desde 1984, onde também desempenha o papel de Regente da Orquestra Infanto-Juvenil, com inúmeras apresentações em praças, feiras, escolas, igrejas e teatros.

É Organista na Igreja Martin Luther (1977-79; 2000-02) e na Igreja de Cristo (1986-2002 São Leopoldo - Centro).

Estuda a construção do conhecimento musical no sujeito com Esther Beyer, na Faculdade de Educação (UFRGS), realizando pesquisa sobre a invenção musical da criança e do jovem.
 

APOIO

wpe1.jpg (6558 bytes)

Associação dos Organistas
do RS

LogoPML_99.jpg (18577 bytes)