INICIO     CULTOS      REFLEXÕES      LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS       IGREJINHA MARTIN LUTHER     ÓRGÃO DE TUBOS

                      

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO      GESTÃO       PASTORAL      FILANTROPIA     GRUPOS     CATEQUESE      RÁDIO E TV

FERMENTO NA MASSA
Mateus 13:33
Das coisas bem comuns de nosso dia a dia, podemos tirar lições preciosas para a vida.

Aprendi que uma substância chamada "levedo" é um fermento. – E para quê serve o fermento? – Sua finalidade é fazer uma certa massa crescer. Assim pode-se usá-lo na cozinha introduzindo-o numa variada coleção de receitas apetitosas.

O fermento em pó, também tem esta propriedade de fazer crescer a massa , só que possui um efeito instantâneo.

O fermento chamado "levedo" é colocado na massa e deve-se esperar por algum tempo para que dê resultado. Para que dê o crescimento desejado à massa.

O fermento em pó, colocado na massa, permite levar logo ao forno e vemos imediatamente o seu resultado.

Os dois, são métodos usados para preparar a massa, dependendo do que queremos fazer.

Foi conhecendo esta ação do fermento, que Jesus fez a seguinte comparação: - "O Reino de Deus é como o fermento que uma mulher pega a mistura em três medidas de farinha, e toda a massa fica fermentada." (Mateus 13:33/Bíblia na Linguagem de Hoje)

Assim é o Reino de Deus! Às vezes é como fermento em pó. Outras vezes é como o levedo. Isto é, algumas vezes, uma Palavra Divina ouvida, faz crescer imediatamente na massa humana , o amor a Deus e a ocupação com o próximo, como cada se ocupa consigo mesmo. Outra vezes, leva mais tempo. É preciso tempo e calor para dar crescimento na massa. Entretanto, a ação do levedo precisa ser na massa reunida.

Ela pode estar sendo prensada, esmagada e sofrida. Mas, se o fermento não estiver estragado e estiver sendo colocado ali, a massa vai crescer. Vai crescer no amor a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Os cristãos são chamados a atuar nesta enorme "panificadora" de Deus. São chamados a continuar "preparando a massa "e não se desapontar se o fermento agir como o levedo, lenta e não instantaneamente.

O fermento do Reino de Deus, mais do que palavras, é o amor presente de Deus que atua em pensamentos, em palavras e ações. É isto que faz crescer a massa que crê no agir de um Deus que a despeito de todos os abandonos, continua firme no seu propósito de nos tornar a todos, massa do mesmo bolo, do mesmo pão, do "PÃO DA VIDA – JESUS CRISTO".

Falsos conceitos e falsas doutrinas também são fermento na massa de uma população inteira. E como fazem crescer a massa da incredulidade e do desprezo a tudo que vem de Deus.

Partilhemos o que Deus faz por nós e não nos preocupemos com as mudanças se serão imediatas ou através dos tempos. Que nosso testemunho de vida, seja fermento em pó ou em levedo, mas seja o que dá crescimento à grande massa dos que crêem em Deus, vivem para Deus, morrem para Deus e ressuscitarão para Deus

 
NÚMERO: 06/752 DATA: 09/fevereiro/2003

ÍNDICE

 

INICIO     CULTOS      REFLEXÕES     LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS      IGREJINHA MARTIN LUTHER      ORGAO DE TUBOS

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO     GESTÃO      PASTORAL      FILANTROPIA       GRUPOS      CATEQUESE     RÁDIO E TV

  Conheça mais sobre Luteranos no Mundo: ALEMANHA  EUA  AUSTRÁLIA
Luteranos Brasil - Rádio     Editora Sinodal     Comissão Interluterana de Literatura   Lutherstadt Wittenberg

Paróquia Martin Luther - Comunidade Evangélica de Porto Alegre - CEPA
Filiada a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB
e ao
Sínodo Rio dos Sinos - SRS

Rua Cel. Camisão, 30 - 90540-050 - PORTO ALEGRE/RS - BRASIL

   Criado em abr/1998