INICIO     CULTOS      REFLEXÕES      LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS       IGREJINHA MARTIN LUTHER     ÓRGÃO DE TUBOS

                      

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO      GESTÃO       PASTORAL      FILANTROPIA     GRUPOS     CATEQUESE      RÁDIO E TV

Verdade central da Cruz
Autor: Pastor Adilson Stephani
Rua Felizardo 188 -  Fone (0 XX 51) 330-7740 -  CEP. 90690-200 PORTO ALEGRE-RS
Veiculação  autorizada pelo autor. Textos também veiculados em Rádio e TV

Email:adilsonstephani@ig.com.br

Ninguém desconhece um objeto chamado "cruz". Este objeto pode ser feito dos mais variados materiais e ser usado pelas mais variadas pessoas.

  • Que significado tem a cruz, para as pessoas de nossa geração?
  • O que significa uma cruz, para mim e para você?
  • Qual é a RESPOSTA PARA A VIDA?

A cruz tornou-se símbolo de muitas coisas e pode expressar os sentimentos mais variados a quem a contempla. Ela é comum como um ornamento em igrejas. É colocada na capa de Bíblias e livros de canções religiosas. A cruz é usada por cristãos , como uma séria declaração de fé. E por não cristãos, como um talismã de boa sorte, de proteção contra "mal olhado". Nos cemitérios, ou à beira das estradas, uma cruz significa sinal de morte. Ali se encontra a lembrança de alguém que morreu.

Há ainda a cruz feita de ouro, de prata, com pedras preciosas, expressando a beleza de uma jóia exibida por quem pode comprá-la e como um adorno.
De fato a cruz se popularizou de uma forma grandiosa. Todas estas formas de usar uma cruz, são de fato formas criativas e saídas da rica imaginação humana.
É preciso não perder de vista o significado mais profundo de uma cruz. Ela é símbolo de sacrifício e de morte. Ela esteve presente também nos locais de execução de morte de criminosos. Esquecer que a cruz é símbolo de sacrifício e de morte, desvirtua o seu verdadeiro significado barateando o que ela de fato quer dizer.

Ao entrar numa igreja cristã, dificilmente nosso olhar deixará de repousar sobre uma cruz. É como se o próprio DEUS estivesse falando de seu significado, numa linguagem silenciosa, às mentes e corações de pessoas que buscam uma comunhão sincera com aquilo que é eterno.

- Estará de fato a cruz dos altares refletindo tais sentimentos? Acima do altar de uma igreja cristã está, quase sempre, uma grande cruz de madeira. Ali está expresso um lembrete constante da verdade central do Evangelho. Lembrete este que quer dizer-nos em silêncio e para dentro de nossa alma e nosso espírito: Sem uma auto-renúncia, não podemos ser seguidores verdadeiros de nosso Senhor JESUS CRISTO. Foi JESUS mesmo quem revelou-nos esta verdade eterna. ELE diz: - " - Se alguém quer me seguir, esqueça os seus próprios interesses, carregue cada dia a sua cruz e me acompanhe." (Lucas 9: 23 / Bíb.Ling.Hoje)

Cada ser humano tem a sua vontade própria. Quanto mais independente é uma pessoa, mais perigosa se torna a sua vontade de seguir a CRISTO. Renunciar os próprios interesses não é perder o entusiasmo por crescer e progredir na vida. Renunciar os próprios interesses é sufocar o egoísmo dentro de si mesmo. Egoísmo é colocar-se em primeiro lugar, destituindo o próprio DEUS de seu trono em sua vida. Nisto o exemplo é CRISTO. ELE diz: " Desci do céu para fazer a vontade daquele que me enviou e não a minha própria vontade." (João 6:38 - BLH)

Cruz é sinônimo de sacrifício, de carga, de peso na vida. JESUS traduziu o significado de sua cruz dizendo: - "O Filho do Homem terá de sofrer muito. Será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos professores da Lei. Será morto e, três dias depois, ressuscitará." (Lucas 9: 21 BLH)

A popularidade da cruz se deve à perda de seu significado de sacrifício. A questão do esquecimento dos próprios interesses tem a ver com a corrida desenfreada por alcançar os alvos da riqueza rápida e fácil. Com o desejo de retirar todos os freios de moral e santidade de vida, custe o que custar e magoe a quem magoar.

JESUS pergunta: - " Que vantagem terá alguém em ganhar o mundo inteiro, se ele mesmo se perder ou se for destruído? Pois, se alguém tiver vergonha de mim e do meu ensino, então o Filho do Homem terá vergonha dele também, quando vier na sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos." (Lucas 9:25-26 / BLH)

JESUS revelou o significado da cruz em sua vida e morte. Por Sua entrega a DEUS e por sua preocupação bondosa pelas pessoas, JESUS foi à cruz. Tomar a nossa cruz e seguir JESUS, significa colocar de lado as nossas preocupações egoístas e nos entregarmos a DEUS e ao serviço do Seu Reino. Bonito ensino! Mas não passará de uma doutrina a mais no mundo, se não for colocado em prática.

Cruz é lição de vida individual, mas com a responsabilidade de passar tal lição a outras pessoas e não passar a própria cruz para outras pessoas. O amor a DEUS, pede auto-renúncia de muitos interesses que não passam de simples egoismos.

- O que esta cruz significa para mim e para você, quando tomamos nossas decisões a cada dia? A cruz, tornou-se sagrada, pela morte sacrificial de JESUS CRISTO, e veio a ser o amado símbolo de seus seguidores. Precisamos cuidar entretanto, para que não amemos a cruz e desprezemos aquele que nela deu a Sua vida, para que todo o que nELE crê, tenha a Vida Eterna. Afinal, cruz é declaração de fé ou talismã de sorte? - Cruz, é símbolo de sacrifício e de morte. Mas a cruz vazia é sinal e lembrança da vitória de CRISTO sobre a morte, com a sua ressurreição.

Cruz é sinal de sofrimento, mas simultaneamente, sinal de fé. Sinal de confiança num DEUS que age na nossa história e na nossa vida. E por isso mesmo sinal de que a ELE devemos obediência, custe o que custar. A cruz vazia, colocada sobre o altar, é um grito silencioso da voz de CRISTO anunciando: - " No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem! Eu venci o mundo." (João 16:33 - BLH).

Muitas pessoas imaginam que o sofrimento é vontade de DEUS. Não é bem assim. O sofrimento é imposição de Satanás, do mundo dominado por ele ou do egoísmo humano. O sofrimento humano é causado por algum tipo de separação de DEUS. Separação motivada por nossas escolhas ou imposições de fora. Mas DEUS não nos abandona, como não abandonou CRISTO. CRISTO tem uma promessa para os que sofrem o sofrimento santo. diz ELE: - "Felizes os que sofrem perseguição por fazerem a vontade de DEUS, pois o Reino do céu é deles." (Mateus 5:10 / BLH)

- Que significado tem a cruz, para as pessoas de nossa geração? Temo, que nossa geração só conheça a "cruz adorno" ou a "cruz talismã". Estas são cruzes comerciais e impotentes de oferecer qualquer benefício a quem quer que seja. Quando olho para a cruz sobre um altar, ela deveria inspirar na minha alma e no meu espírito, dois sentimentos, pelo menos:

  • Primeiro - Na cruz, os meus pecados foram transformados por CRISTO, em amor.
  • O segundo sentimento - Sem uma auto-renúncia, não posso ser um verdadeiro seguidor de JESUS CRISTO.

- O que significa uma cruz para mim e para você? Relembremos a voz de JESUS: - " Se alguém quer me seguir, esqueça os seus próprios interesses, carregue cada dia a sua cruz e me acompanhe." (Lucas 9:22 / BLH) Da decisão certa ao ouvir estas palavras de JESUS dependerá o achar a sua RESPOSTA PARA A VIDA.

Lista   anterior   próxima

 

INICIO     CULTOS      REFLEXÕES     LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS      IGREJINHA MARTIN LUTHER      ORGAO DE TUBOS

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO     GESTÃO      PASTORAL      FILANTROPIA       GRUPOS      CATEQUESE     RÁDIO E TV

  Conheça mais sobre Luteranos no Mundo: ALEMANHA  EUA  AUSTRÁLIA
Luteranos Brasil - Rádio     Editora Sinodal     Comissão Interluterana de Literatura   Lutherstadt Wittenberg

Paróquia Martin Luther - Comunidade Evangélica de Porto Alegre - CEPA
Filiada a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB
e ao
Sínodo Rio dos Sinos - SRS

Rua Cel. Camisão, 30 - 90540-050 - PORTO ALEGRE/RS - BRASIL

   Criado em abr/1998