INICIO     CULTOS      REFLEXÕES      LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS       IGREJINHA MARTIN LUTHER     ÓRGÃO DE TUBOS

                      

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO      GESTÃO       PASTORAL      FILANTROPIA     GRUPOS     CATEQUESE      RÁDIO E TV

Palavra de incentivo
Autor: Pastor Adilson Stephani
Rua Felizardo 188 -  Fone (0 XX 51) 330-7740 -  CEP. 90690-200 PORTO ALEGRE-RS
Veiculação  autorizada pelo autor. Textos também veiculados em Rádio e TV

Email: adilsonstephani@ig.com.br

 

No trato diário com as pessoas, nos servimos principalmente, das palavras. São elas que nos aproximam ou afastam uns dos outros.

  • Será que existe um critério para usarmos adequadamente as palavras?
  • Que influências podem ter as palavras nos atos entre as pessoas?
  • Qual é a RESPOSTA PARA A VIDA?

Uma emissora de TV promoveu uma gincana onde escolheu vários participantes. Esta gincana era composta de tarefas eliminatórias. Toda semana, alguém era desclassificado. No final, a vencedora foi perguntada: - "O que você mais sentiu falta, durante a gincana realizada num lugar distante de tudo e de todos?" - A participante respondeu: -"O que mais senti falta foi das pessoas e do meu telefone". Faltou-lhe o contato com as pessoas. Fossem elas os familiares ou os amigos.

A distância gera sentimento de solidão, gera saudade das pessoas. Precisamos falar uns com os outros. Precisamos nos comunicar uns com os outros. Mas, quando estamos perto, uns dos outros, sabemos fazer uso adequado das palavras? Precisamos nos dar conta de que nossa comunicação é gerada por pensamentos que se traduzem em palavras e por fim se convertem em atos concretos. E tudo isto pode acontecer a curto ou a longo prazo, trazendo consigo as suas conseqüências. Algumas vezes, as conseqüências são benéficas, outras vezes, são desastrosas. É uma questão de "bem" ou de "mal" , uma questão de usar uma virtude ou um defeito humano.

Controlar equilibradamente: Pensamentos, palavras e atos é uma arte que precisa sempre ser aprimorada na vida de cada um de nós. Sem isto, pode crescer o entendimento mútuo entre as pessoas? Quantas vezes nos recusamos a dizer uma palavra benéfica para alguém, apesar de sabermos que isto poderia beneficiá-la ricamente? Uma palavra bondosa pode ser uma verdadeira bênção para aquele que dela necessita. Nos profundos ensinamentos da Palavra de DEUS encontramos: - "As palavras bondosas nos dão vida nova, porém as palavras cruéis desanimam a gente." (Provérbios 15:4/BLH) E diz mais ainda: - "Saber dar uma resposta é uma alegria; como é boa a palavra certa na hora certa!" (Provérbios 15:23/BLH). - "O Eterno detesta os pensamentos dos maus, mas gosta de palavras bondosas." (Provérbios 15:26 / BLH).

Existem muitas palavras bondosas que podem enriquecer aos outros sem empobrecer nenhum de nós. Palavras que podemos dizer aos outros e sobre os outros. Economizamos onde podíamos gastar a vontade e esbanjamos onde deveríamos economizar certas palavras.

Em casa, por exemplo, quando um membro da família merece uma palavra de incentivo e valorização, digamos esta palavra. Ela gera bem estar e alegria. Em nosso trabalho, quando alguém progride e é promovido ou quando dá um passo de habilidade, apresentemos nossas congratulações desejando-lhe que DEUS continua abençoando-lhe. Esta é uma tarefa dos "heróis anônimos" para o mundo, mas não para DEUS. ELE espera que cada um de nós dê a sua contribuição para um mundo melhor! Palavras bondosas... Palavras de incentivo.... - Que riqueza disponível e ao mesmo tempo que miséria no distribuí-las no lar, no trabalho, na sociedade e até mesmo nas igrejas!

Há sempre forças ocultas tentando anular esta virtude no ser humano. O amor e o ódio, a compreensão e a falta de entendimento, o perdão e a vingança, são virtudes e defeitos que crescem na alma de cada um de nós. Depende daquilo que queremos arrancar e aquilo que queremos cultivar. São os pensamentos que geram as palavras e juntos; pensamentos e palavras, que geram os atos de bondade ou de maldade. O ensinamento cristão e da Palavra de DEUS nos convida: - "Sempre que puder, ajude os necessitados. Não diga ao seu vizinho que espere até amanhã se você pode ajuda-lo hoje. Não planeje nenhum mal contra o seu vizinho; ele mora ao seu lado e confia em você. Nunca discuta sem motivo com alguém que não lhe fez nenhum mal. Não tenha inveja dos violentos nem faça o que eles fazem, pois o DEUS Eterno detesta os que praticam o mal, mas é amigo dos que são direitos."

(Provérbios 3:27-32/BLH).

Portanto, "Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. Nunca fale mentiras nem diga palavras perversas." (Provérbios 4:23-24/BLH)

- Temos conseguido e queremos proceder desta forma? No trato diário de uns com os outros, nos servimos das palavras. Elas podem ser uma ajuda ou uma pesada carga a mais para se carregar no dia a dia. No percurso de nossa vida, quantas palavras úteis e quantas palavras inúteis já pronunciamos? - Só DEUS tem esta conta!

No percurso de nossa vida quantas vezes nossas palavras nos aproximaram ou nos afastaram das pessoas que gostamos e daquelas que não gostamos? Palavras são manifestações verbais de nossos pensamentos. Elas podem ser verdadeiras, como também podem ser falsas. DEUS nos deu esta faculdade de podermos expressar nossas idéias por meio de sons articulados e compreensíveis. Mas, não creio que nos tenha dado tal faculdade para nos agredirmos e ferirmos mutuamente. Um bom critério para usar as palavras é pensar mais uma vez, antes de proferi-las. Porque uma vez ditas, não podem mais voltar atrás. Elas precisam ser uma ponte e não um abismo entre as pessoas.

Por isso, o amor, o qual em sua essência só deseja o bem do próximo, é a virtude a ser cultivada. Um ser inundado de amor, só pode transbordar de amor. O exemplo máximo e a fonte límpida de amor puro é JESUS CRISTO. A fonte para o abastecimento é a fé neste CRISTO. Fé nada mais é do que o ouvir suas palavras e ensinamentos , dispondo-se a obedecer e pratica-los servindo a DEUS e ao próximo. Portanto, antes de pronunciar uma palavra, de praticar qualquer gesto, pergunte a si mesmo: "Isto confere com o que CRISTO viveu e nos ensinou a viver neste mundo?"

Nós sabemos bem as influências que podem ter as palavras, nos atos entre as pessoas.

É verdade que o mundo evolui, que mudam os costumes, que as pessoas são seres que também mudam. E como mudam! JESUS CRISTO porém nos diz: - "O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre." (Mateus 24:35/BLH)

As palavras de JESUS são de amor. E amor é vida plena. Por isso escreveu o apóstolo João, estando já em sua velhice: - "Meus filhinhos, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações."

(I João 3:17 /BLH).

Ao passarmos pela "gincana da vida" que possamos também ser vencedores.

E que, ao sermos perguntados: -"O que você mais sentiu falta até hoje, dentre os dias e as provas que já passou na vida? " - Que não precisemos responder: "Das pessoas e da minha comunicação com elas. Que a cada dia e a cada oportunidade tenhamos uma palavra bondosa, uma palavra de incentivo a quem precisa de uma RESPOSTA PARA A VIDA.

Lista   anterior   próxima

 

INICIO     CULTOS      REFLEXÕES     LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS      IGREJINHA MARTIN LUTHER      ORGAO DE TUBOS

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO     GESTÃO      PASTORAL      FILANTROPIA       GRUPOS      CATEQUESE     RÁDIO E TV

  Conheça mais sobre Luteranos no Mundo: ALEMANHA  EUA  AUSTRÁLIA
Luteranos Brasil - Rádio     Editora Sinodal     Comissão Interluterana de Literatura   Lutherstadt Wittenberg

Paróquia Martin Luther - Comunidade Evangélica de Porto Alegre - CEPA
Filiada a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB
e ao
Sínodo Rio dos Sinos - SRS

Rua Cel. Camisão, 30 - 90540-050 - PORTO ALEGRE/RS - BRASIL

   Criado em abr/1998