INICIO     CULTOS      REFLEXÕES      LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS       IGREJINHA MARTIN LUTHER     ÓRGÃO DE TUBOS

                      

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO      GESTÃO       PASTORAL      FILANTROPIA     GRUPOS     CATEQUESE      RÁDIO E TV

PROGRAMA REFLEXÕES * TV GUAÍBA/CANAL 2
Igreja Evangélica de Confissão Luterana No Brasil
PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO: P. Adilson Stephani
NÚMERO: 43/685 DATA: 28/outubro/2001
PERSPECTIVA DA MATURIDADE - Salmo 71:17-18

Era uma festa de aniversário. Esperava-se por alguém para dirigir algumas palavras. Ao redor da mesa, amigos e familiares estavam reunidos. Era a homenagem a uma pessoa muito querida e que completava oitenta anos.

A aniversariante, sorrindo, distribuía sua alegria, repartindo com todos a felicidade de oito décadas de vida.

Ela havia recebido muitas flores acompanhadas de cartões de felicitações. Um destes cartões chamava a atenção. Vinha acompanhado de muitas assinaturas e de uma frase de saudação que dizia: -"O segredo para ser e permanecer sempre jovem, mesmo quando o peso dos anos diminui a resistência do corpo; o segredo da eterna juventude da alma, é ter uma causa a que dedicar a vida."

Aquelas palavras me fizeram pensar profundamente. Quanta verdade está expressa nestes dizeres: -"O segredo para ser e permanecer sempre jovem, mesmo quando o peso dos anos diminui a resistência do corpo; o segredo da eterna juventude da alma, é ter uma causa a que dedicar a vida."

Que pena que tantas pessoas desperdiçam a potencialidade de sua vida deixando de dedicá-la a uma causa nobre.

Trabalha-se por trinta e cinco anos e depois disto espera-se pela aposentadoria. Com isto, muitos julgam ter completado a carreira, ter encerrado toda a atividade profissional.

Uma pessoa que alcançou a maturidade, é alguém muito valioso para ser encostado num canto da vida. Esta pessoa tem o amadurecimento da mente e a experiência profissional que os mais jovens, ainda levarão anos para adquirir. Estas pessoas têm a experiência da vida que é a melhor escola, pela qual, os jovens ainda terão de passar.

Há sempre uma atividade útil a se dedicar, seja ela remunerada ou não; seja ela secular ou religiosa, mas que dá sentido à vida.

Ninguém pode parar a marcha dos seus anos de vida. Uma pessoa, em condições normais, está praticamente se formando, até aos trinta anos em suas profissões. E em nosso país, depois dos quarenta anos, já tem dificuldades em conseguir um emprego.

Que perspectivas pode haver para os que alcançam a maturidade?

Precisamos ter tempo para nos preparar para o tempo da maturidade da vida. Isto nos faz pensar que somos seres com o sopro do Todo-Poderoso Deus. Somos pessoas criadas para sermos úteis a Deus, para o nosso próximo. Próximo que está na família, nos amigos, na sociedade, na igreja. Ninguém veio ao mundo para ser um "manequim de vitrina", isto é, apenas para ser um enfeite. E quem na vida não passa de um "manequim", que trocado de lugar pelos outros, conforme as conveniências, não descobriu o valor de sua vida.

A perspectiva de alguém na maturidade está em descobrir: Sou importante no plano de Deus. Por isso posso orar a cada dia ao meu Deus dizendo-Lhe: -"Tu tens me ensinado desde a minha mocidade, e eu continuo a falar das coisas maravilhosas que fazes. Ó Deus, não me abandones agora que estou velho e de cabelos brancos. Fica comigo enquanto anuncio o teu poder e a Tua força a este povo e aos seus descendentes."(Salmo 71:17-18/Bib.Ling.Hoje)

Lista   anterior  próxima

 

INICIO     CULTOS      REFLEXÕES     LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS      IGREJINHA MARTIN LUTHER      ORGAO DE TUBOS

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO     GESTÃO      PASTORAL      FILANTROPIA       GRUPOS      CATEQUESE     RÁDIO E TV

  Conheça mais sobre Luteranos no Mundo: ALEMANHA  EUA  AUSTRÁLIA
Luteranos Brasil - Rádio     Editora Sinodal     Comissão Interluterana de Literatura   Lutherstadt Wittenberg

Paróquia Martin Luther - Comunidade Evangélica de Porto Alegre - CEPA
Filiada a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB
e ao
Sínodo Rio dos Sinos - SRS

Rua Cel. Camisão, 30 - 90540-050 - PORTO ALEGRE/RS - BRASIL

   Criado em abr/1998