INICIO     CULTOS      REFLEXÕES      LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS       IGREJINHA MARTIN LUTHER     ÓRGÃO DE TUBOS

                      

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO      GESTÃO       PASTORAL      FILANTROPIA     GRUPOS     CATEQUESE      RÁDIO E TV

APRENDENDO COM QUEM TEM POUCO PARA DAR
Tiago 2:5

Durante a época do Natal as pessoas se tornam mais sensíveis. Grande parte das pessoas começa a meditar mais sobre a vida com Deus e com o próximo. Mesmo que isto aconteça num clima de corrreria, não deixa de ter o seu lado positivo.

Para os líderes cristãos, é uma época exaustiva. E nem sempre se consegue toda programação que se precisa fazer para comemorar bem a época natalina.

Um pastor havia preparado com antecedência o seu plano de cultos em que deveria celebrar o Natal em todos os pontos de pregação que ele atendia. Entretanto, no dia de Natal, ele não conseguiu chegar a uma de suas capelas. Era um lugar de estradas ruins e havia chovido muito. Por isso seu carro ficou atolado na estrada.

Mas aquela congregação muito pobre estava ali reunida à espera de seu culto de Natal. Algumas mães haviam preparado sacolas com biscoitos feitos em casa para distribuir às crianças. Mas o pastor não conseguiu chegar. E foi providencial ele não ter chegado. Deus mesmo estava pondo em prática um plano seu.

Movida por um entusiasmo, uma senhora resolveu chegar à frente da congregação e disse aos presentes: - "Nós temos nosso livro de hinos. Temos nossa Bíblia e temos nossa fé. Não é porque o pastor não conseguiu chegar que deixaremos de ter o nosso Culto de Natal."

Espontaneamente ela pediu que alguém sugerisse um hino de Natal para entoarem. Após cantarem o hino, aquela senhora proferiu uma oração pedindo a paz de Cristo entre as pessoas presentes e que Deus fizesse crescer o amor e a compreensão. Em seguida, leu a história do nascimento de Cristo. Depois de cantar mais alguns hinos de Natal ela resolveu motivar as pessoas a se abraçarem e pedir desculpas por qualquer desentendimento ou ofensa que tivessem feito umas às outras.

A celebração do Natal se tornou cheia de lágrimas de emoção e de alegria.

Quando fui informado do que havia acontecido naquela capela, eu também chorei. Fiquei emocionado por aquele culto fervoroso que tenho a certeza, Deus acolheu e ninguém jamais o esqueceu. Chorei, porque aquele pastor que não conseguiu chegar era eu.

Foi ali que aprendi melhor o que está escrito nas Escrituras Sagradas: - "Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que Ele prometeu aos que o amam?" (Tiago 2:5)

Todos nós temos muito a aprender com aqueles que aparentemente têm muito pouco para dar.

Está sempre próximo o Natal, para quem deseja que Cristo nasça em sua vida. Está sempre próximo o Natal onde as pessoas buscam a reconciliação e o perdão. Esta é a sensibilidade que cria o verdadeiro espírito do Natal.

Preparemo-nos para este dia, com a alegria que vai além dos pacotes coloridos e dos cartões de felicitações.

Que mesmo em meio a todas as correrias e os imprevistos, Deus nos prepare uma surpresa, e de tal forma, que tenhamos também um FELIZ e ABENÇOADO NATAL.

Programa n.º 51/745 apresentado na TV Guaíba/Canal 2 em: 22/dez/2002
P. Adilson Stephani – Porto Alegre/RS - BRASIL

Lista   anterior   próxima

 

INICIO     CULTOS      REFLEXÕES     LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS      IGREJINHA MARTIN LUTHER      ORGAO DE TUBOS

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO     GESTÃO      PASTORAL      FILANTROPIA       GRUPOS      CATEQUESE     RÁDIO E TV

  Conheça mais sobre Luteranos no Mundo: ALEMANHA  EUA  AUSTRÁLIA
Luteranos Brasil - Rádio     Editora Sinodal     Comissão Interluterana de Literatura   Lutherstadt Wittenberg

Paróquia Martin Luther - Comunidade Evangélica de Porto Alegre - CEPA
Filiada a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB
e ao
Sínodo Rio dos Sinos - SRS

Rua Cel. Camisão, 30 - 90540-050 - PORTO ALEGRE/RS - BRASIL

   Criado em abr/1998