INICIO     CULTOS      REFLEXÕES      LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS       IGREJINHA MARTIN LUTHER     ÓRGÃO DE TUBOS

                      

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO      GESTÃO       PASTORAL      FILANTROPIA     GRUPOS     CATEQUESE      RÁDIO E TV

PROJETO CONTRA A FOME
Mateus 7:12

Ano novo, governo novo! Novo projeto de vida. Fala-se sobre um "Projeto Contra a Fome".

Miséria, doença e fome fazem parte de uma estrutura injusta de nossa sociedade. Diante desta realidade, de um modo geral, as pessoas tomam duas correntes ou, dois "partidos".

Uma é a corrente ou o partido dos que procuram pelas causas da miséria, da fome, da doença e da morte. Estes, procuram os culpados para denunciar. Mas de concreto mesmo, não passa muito de um colocar a "boca no trombone".

A outra corrente, ou outro partido é aquele dos que não perguntam muito, mas fazem o que podem para aliviar a miséria, a fome, a doença e a morte.

Resolvi analisar a atitude de Jesus diante dos sofridos. E percebi nas Escrituras Sagradas, que Jesus nunca esteve perguntando quem eram os culpados da situação dos sofredores que o abordavam.

Jesus procurou dar sua ajuda sem esperar recompensa ou qualquer registro especial de honraria. Ele também, nunca disse a um cego ou a um mudo a quem tenha curado: -"Se você contribuir de alguma forma para o meu ministério eu curo você." Também não disse: "Venha buscar comigo um talismã que vai dar sorte e prosperidade a você".

No mundo Celestial, o que importa é a sinceridade de uma fé que age porque transborda do amor de Deus.

Não podemos ignorar que paira no ar as forças invisíveis, mas poderosas, do bem e do mal. Este ambiente vai nos cercar durante todo o novo ano e durante os dias que o Senhor nos der para viver. E nós, os seres humanos, somos os instrumentos para canalizar estas forças, uns para os outros.

O doar-se, sem esperar recompensa, está entre as prioridades da vida. Assim ensinou Jesus: - "Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês: Este é o sentido da Lei de Moisés e dos ensinos dos profetas." (Mateus 7:12/Bíb.Ling.Hoje)

Se as duas correntes ou estes dois partidos se unissem um pouco mais em seus ideais e movidos pelo amor de Cristo, certamente se poderia mudar muita coisa nesta campanha contra a fome, a miséria, a doença e a morte.

Denunciar as estruturas causadoras de miséria, de fome, doença e morte, sem oferecer ajuda, é puro discurso.

Ajudar necessitados em suas dificuldades sem lutar pelo fim das causas de tudo isto é apenas assistencialismo.

Se tivermos a coragem de aceitar o desafio de Cristo em amar conforme o seu padrão Divino, vamos descobrir que a recompensa já está registrada no livro da vida.

Quem ajuda, jamais deve fazer qualquer contabilidade de seus créditos diante de Deus e de seu próximo. Deixa isto no novo ano por conta de Deus. Age apenas no amor que transborda.

Os ajudados, quando ajudados no espírito de Cristo, jamais se esquecem de que foram ajudados. Esta lição pode motivar para que façam o mesmo para outros.

Miséria, fome, doença e morte podem ser derrotados quando povo e governo se unirem pela força maior; o amor que resulta da fé em Jesus Cristo.

Deus abençoe no novo ano o governo, nosso povo e a igreja cristã. FELIZ ANO NOVO!

Programa n.º 52/746 apresentado na TV Guaíba/Canal 2 em rádio em: 29.12.2002
P. Adilson Stephani – Porto Alegre/RS - BRASIL

Lista   anterior   próxima

 

INICIO     CULTOS      REFLEXÕES     LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS      IGREJINHA MARTIN LUTHER      ORGAO DE TUBOS

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO     GESTÃO      PASTORAL      FILANTROPIA       GRUPOS      CATEQUESE     RÁDIO E TV

  Conheça mais sobre Luteranos no Mundo: ALEMANHA  EUA  AUSTRÁLIA
Luteranos Brasil - Rádio     Editora Sinodal     Comissão Interluterana de Literatura   Lutherstadt Wittenberg

Paróquia Martin Luther - Comunidade Evangélica de Porto Alegre - CEPA
Filiada a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB
e ao
Sínodo Rio dos Sinos - SRS

Rua Cel. Camisão, 30 - 90540-050 - PORTO ALEGRE/RS - BRASIL

   Criado em abr/1998