INICIO     CULTOS      REFLEXÕES      LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS       IGREJINHA MARTIN LUTHER     ÓRGÃO DE TUBOS

                      

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO      GESTÃO       PASTORAL      FILANTROPIA     GRUPOS     CATEQUESE      RÁDIO E TV

Economizando preocupação
Autor: Pastor Adilson Stephani
Rua Felizardo 188 -  Fone (0 XX 51) 330-7740 -  CEP. 90690-200 PORTO ALEGRE-RS
Veiculação  autorizada pelo autor. Textos também veiculados em Rádio e TV

Email: adilsonstephani@ig.com.br

Às vezes alguém nos diz: "Você nem sabe como tenho apanhado da vida!" Esta é uma expressão geralmente usada para descrever sofrimento e adversidade.

  • Será que precisamos passar sempre por preocupações e sofrimentos?
  • Será que não existe uma forma de "economizar tempo e preocupação"?
  • Qual é a RESPOSTA PARA A VIDA?

Enormes navios cruzam os mares do mundo inteiro. São responsáveis pelo transporte de pessoas e cargas importantes. O capitão do navio conhece os instrumentos e as leis de navegação e os segue devidamente para chegar ao seu destino.

Entretanto, nem sempre este mesmo capitão conhece os segredos de entrada e saída dos portos onde deve ancorar. Para isto os portos possuem o que chama de "rebocador". O rebocador é uma embarcação de elevada potência de máquina e que reboca outras embarcações ou navios. O rebocador se aproxima do navio, encosta no mesmo e o capitão do navio recebe o piloto do rebocador a bordo.

O capitão sabe que o piloto conduzirá seu navio com segurança para dentro do porto. Para este capitão, ter um piloto a bordo é mais importante do que conhecer as leis da navegação. Esta é uma boa solução. O capitão sabe que entrar no porto pode ser um problema complicado. Apesar de ser um marinheiro experiente, coloca alegremente o navio nas mãos do piloto. O capitão sabe que o piloto evitará que o navio encalhe em bancas de areia ou venha colidir com obstáculos abaixo da superfície da água. Isto pode economizar tempo, preocupação e sofrimento, garantindo a todos do navio, tranqüilidade e segurança. Não sabemos por quanto tempo e por onde navegaremos na viagem da vida. Cada realização é como se fosse um porto de parada para reabastecimento. - Será que temos experiência suficiente para entrar em todos os portos de realizações da vida?

Há mais gente apanhando da vida do que podemos imaginar! Muitas vezes penso que, no mar da vida, há mais navios encalhados ou com os cascos rompidos do que navios chegando aos portos das realizações humanas. Há pessoas que pensam estar preparadas para o que der e vier, mas sucumbem diante de surpresas na vida familiar, na vida profissional e também na vida espiritual. Cada dia de vida que recebemos é um tempo de "navegação", às vezes por um calmo mar; outras vezes, por um oceano agitado.

O porto de realização onde precisamos ancorar para reabastecer nosso ânimo e nossa força para continuar, nem sempre precisa ser um "grande porto", ou seja., uma grande realização. E na verdade também nem sempre sabemos entrar sozinhos neste porto. DEUS nos deu a capacidade de conduzir o "barco de nossa vida", contudo ELE é o piloto que sabe conduzir-nos com tranqüilidade e segurança. Muitas vezes o dom divino da sabedoria nos é dado por uma outra pessoa e não somente por aquilo que estudamos e aprendemos nos instrumentos mais avançados da técnica moderna e do progresso.

A Palavra de DEUS nos ensina: - "Quem rejeita conselhos prejudica a si mesmo, mas quem aceita a correção fica mais sábio." - "Quem presta atenção no que lhe ensinam terá sucesso; quem confia no DEUS Eterno será feliz." (Provérbios 15:32 e 16:20/Bib.Ling.Hoje) - Por que, há tantas vidas com tanta dificuldade em chegar ao porto de uma realização na vida?

Quantas vezes já ouvi alguém dizer: "Não me dê palpites, sei errar sozinho!" Ninguém pode dizer que possui experiência suficiente para entrar sozinho em todos os portos de realizações da vida. Contudo, DEUS deseja conceder esta graça a todos. - "ELE quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade. Porque existe um só DEUS e uma só pessoa que une DEUS com as pessoas - CRISTO JESUS, o ser humano que se deu a si mesmo para salvar a todos. Isso foi aprova, dada no tempo certo, de que DEUS quer que todos sejam salvos." (I Timóteo 2:4-6/BLH).

DEUS dirige todos os portos das realizações humanas. ELE nos envia o Seu "Piloto" de confiança para conduzir-nos sãos e salvos, ao porto da realização. Queremos deixar que ELE suba a bordo do navio de nossa vida? Ou queremos arriscar por conta própria e sozinhos, a conquistar nossos êxitos ? Há muito navio encalhado ou com o casco rompido, pronto a naufragar pelo fato de rejeitar a experiência e a competência de CRISTO em conduzir os seus pensamentos, palavras e atos. - "O homem vaidoso não gosta de quem o corrige; ele nunca pede conselhos aos sábios." - "Quem é sábio procura aprender, mas os tolos estão satisfeitos com a sua própria ignorância." (Provérbios 15:12 e 14/BLH).

Vale à pena observar quantas vezes nos encontramos em situações onde a experiência ou o conselho de uma outra pessoa poderia economizar tempo perdido, preocupação inútil, frustração e sofrimentos desnecessários. Por isso temos pais, amigos, irmãos de fé. Por isso não nascemos grandes. Nascemos com a possibilidade de crescer. Para isso temos um lar. E ele será uma escola tanto melhor, quanto melhor for a sua sintonia com os ensinamentos do amor divino. Em quantos lares não há a preocupação de ensino cristão para os filhos e uma vida coerente dos pais, com este ensino?

Cedo ou tarde, pessoas deste lar estarão engrossando a fila daqueles que clamam: -"Você não sabe como tenho apanhado da vida!" DEUS nos dá, nas Escrituras Sagradas as mensagens do seu amor. DEUS nos concede em JESUS CRISTO, o Salvador de uma vida naufragada.

DEUS nos tem em alta estima e só espera que convidemos CRISTO, por meio de uma oração; por mais simples que seja, para ser o piloto a conduzir o barco de nossa vida ao porto seguro das realizações eternas.

As ondas podem ser altas e a tempestade da adversidade parecer mais violenta do que podemos suportar ali onde você e eu nos encontramos agora. Mas, se confiamos nos sábios conselhos da confiança, do amor a Deus e da fé que espera em DEUS, nada nos impedirá de chegar ao porto seguro. Nem sempre precisamos passar por todas as preocupações e sofrimentos. A maior parte deles, são causados pela nossa decidida vontade de não fazer a vontade de DEUS. - E qual é esta vontade, nestes momentos?

A vontade de DEUS é que quando nos encontramos em situações onde a nossa experiência não é suficiente, então precisamos ter a humildade de buscar ajuda. CRISTO é sempre o nosso modelo a seguir. E ELE diz: -"Todos aqueles que o Pai me dá virão a mim; e de modo nenhum jogarei fora aqueles que vierem a mim. Pois desci do céu para fazer a vontade daquele que me enviou e não a minha própria vontade. Quem me enviou quer que eu faça isto: que nenhum daqueles que o Pai me deu se perca, mas que eu ressuscite todos no último dia. Pois a vontade do meu Pai é que todos os que vêem o Filho (Jesus) e crêem nEle tenham a vida eterna; e no último dia eu os ressuscitarei." (João 6:37-40/BLH)

Existe uma forma de economizar tempo, preocupação e sofrimento: Buscando a ajuda de CRISTO, crendo nEle, dando ouvidos a quem transmite as palavras deste Cristo; advertindo, consolando e dando estímulos, tudo conforme nossa necessidade.

O navio tem o seu capitão. O rebocador tem o seu piloto. O alto mar termina na praia. Mas todos eles convergem para um porto para serem úteis. DEUS nos permita economizar preocupações entrando nos portos das realizações que oferecem uma RESPOSTA PARA   A VIDA.

Lista   anterior  próxima

 

INICIO     CULTOS      REFLEXÕES     LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS      IGREJINHA MARTIN LUTHER      ORGAO DE TUBOS

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO     GESTÃO      PASTORAL      FILANTROPIA       GRUPOS      CATEQUESE     RÁDIO E TV

  Conheça mais sobre Luteranos no Mundo: ALEMANHA  EUA  AUSTRÁLIA
Luteranos Brasil - Rádio     Editora Sinodal     Comissão Interluterana de Literatura   Lutherstadt Wittenberg

Paróquia Martin Luther - Comunidade Evangélica de Porto Alegre - CEPA
Filiada a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB
e ao
Sínodo Rio dos Sinos - SRS

Rua Cel. Camisão, 30 - 90540-050 - PORTO ALEGRE/RS - BRASIL

   Criado em abr/1998