INICIO     CULTOS      REFLEXÕES      LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS       IGREJINHA MARTIN LUTHER     ÓRGÃO DE TUBOS

                      

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO      GESTÃO       PASTORAL      FILANTROPIA     GRUPOS     CATEQUESE      RÁDIO E TV

RESTITUINDO A ALEGRIA
Salmo 51:12

Fazia parte do serviço de um capelão, realizar visita a presos. Este capelão estava dando uma atenção especial a um preso cuja pena era muito longa por haver cometido um grave crime.

Toda semana a cena se repetia. O detento estava de mau humor, sempre zangado, mostrando tristeza e medo. Até que um dia mostrou-se bem diferente. Apresentava até mesmo um certo ar de tranqüilidade.

O capelão resolveu perguntar-lhe sobre a razão que o havia modificado tanto. O detento não fez segredo. Contou: "É que lembrei-me de um fim de semana quando acampei com meu filho. Na hora de voltar do acampamento, caiu uma grande tempestade. E meu filho, olhando para mim, disse: Pai! A estrada está muito ruim, mas você dirige bem. Eu confio no senhor. Posso deitar minha cabeça em seu colo enquanto dirige? - E meu filho adormeceu ali mesmo, apesar do perigo."

Aquele preso não se conteve, começou a chorar como uma criança emocionada quando se lembrou deste fato.

Contou ainda aquele preso: -"Então, eu disse a Deus: Meu Deus, de agora em diante, Tu serás o motorista. O caminho diante de mim é perigoso, mas quero confiar em Ti."

Foi assim que a paz voltou a inundar a sua vida interior, irradiando os raios da luz de Cristo, também para o seu exterior. Foi assim que a cada noite, aprendeu a colocar a sua cabeça no "colo de Deus" e dormir, sem ódio, sem tristezas e sem medo.

Certamente a maioria de nós, nunca esteve preso atrás de grades de ferro de uma cadeia. Mas esta, não é a única prisão que existe para os seres humanos.

Há muita coisa em nosso dia a dia capaz de encher nosso coração de revolta, de tristeza, de medo, de desejo de vingança. Estas coisas se tornam nossa "cela de prisão".

Mas é também aí, que você pode tomar conhecimento da única porta de saída deste cárcere que o ser humano tem. A chave que abre esta porta é a oração confiante que se pode extrair do fundo da alma ou da Bíblia Sagrada. Tenha coragem e ore com plena convicção: -"Dá-me (ó Deus) novamente a alegria da Tua salvação, e faze que o meu espírito seja obediente."

(Salmo 51:12/Bíb.Ling.Hoje)

Todos cometem deslizes diante dos mandamentos divinos e precisam se livrar de alguma culpa. Nosso consolo é que mesmo para os maiores deslizes, há um perdão. Mesmo que seja necessário pagar uma dívida com a sociedade atrás de uma grade ou de um outro tipo qualquer de cárcere, Deus e só Deus pode nos devolver a alegria e a libertação.

Onde houver arrependimento sincero, também há confissão diante de Deus e pedido de perdão. Precisamos aprender a confiar, a deitar a cabeça no colo de Deus e permitir que Ele dirija nossa vida conduzindo-nos, até mesmo pelos caminhos difíceis e perigosos de nosso dia a dia. Foi para isto que Deus nos enviou o Seu Filho Jesus Cristo. Ele veio como o capelão de Deus visitar-nos em nossa prisão. Veio para dizer-nos: Eu ainda amo vocês, creiam em mim e verão a restituição da alegria e da libertação.

Lista     anterior   próxima

Programa N.º 48/742 apresentado na TV Guaíba/Canal 2 em: 01/dez/2002
P. Adilson Stephani – Porto Alegre/RS - BRASIL

 

INICIO     CULTOS      REFLEXÕES     LUTERANISMO      IMIGRAÇÃO     ANTEPASSADOS      IGREJINHA MARTIN LUTHER      ORGAO DE TUBOS

CALENDÁRIO     COMO FAZER PARA     OBJETIVO     GESTÃO      PASTORAL      FILANTROPIA       GRUPOS      CATEQUESE     RÁDIO E TV

  Conheça mais sobre Luteranos no Mundo: ALEMANHA  EUA  AUSTRÁLIA
Luteranos Brasil - Rádio     Editora Sinodal     Comissão Interluterana de Literatura   Lutherstadt Wittenberg

Paróquia Martin Luther - Comunidade Evangélica de Porto Alegre - CEPA
Filiada a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB
e ao
Sínodo Rio dos Sinos - SRS

Rua Cel. Camisão, 30 - 90540-050 - PORTO ALEGRE/RS - BRASIL

   Criado em abr/1998